sexta-feira, 16 de março de 2012

sugestoes para trabalhar na educação infantil peguei algumas da net




Princípios para planejar uma boa acolhida
. Explicar como será o seu dia a dia e colocar a rotina visualmente num quadro, para que a criança aprenda a controlar os diferentes momentos.
Objetos Transacionais ou objetos de apego – Algumas crianças usam objetos tais como paninhos, chupetas, brinquedos e ficam apegadas a elas. Estas coisas têm um significado especial para elas, pois criam a ilusão de que a mãe ou a pessoa na qual investem afeto estão próximas, lhes proporciona maior conforto emocional e segurança.
Valorizar a identidade da criança, e escolher junto com ela seu lugar onde ela vai sentar colocando seu nome e garantindo que aquele lugar ficará disponível para ela todos os dias para que possam guardar suas coisas.
Não ficar ansiosa para que a criança ajuste sua rotina a do grupo muito rapidamente. Deixar que a criança mantenha seu jeito de ser, seus rituais e sua rotina individualizada, para aos poucos se ajustar ao grupo, proporciona suavidade ao processo sem rupturas bruscas e maior controle do adulto sobre o processo.
Conversar com as crianças sobre a nova escola, (nível III)
• falar o nome da professora e explicar que é para falar com ela sempre que precisar algo
• contar as possíveis brincadeiras que podem acontecer
• descrever a rotina
• não fazer promessas ou chantagem
• evitar falar o que desconhece para não criar falsas expectativas.
Ler todos os dias uma leitura para a turma.
Fazer uma brincadeira todos os dias, organizar o trabalho com a equipe para que ela possa ser acolhedora para receber os visitantes.
Preparar a recepção da escola para que ela seja acolhedora e informativa. (Murais com fotos do trabalho com as crianças, informes, trabalhos das crianças, água, cafezinho a disposição deles.








Projeto: Quem sou eu? 
Alunos Atendidos: nível IV E III
Período:
( Mês em que será trabalhado ): _fevereiro______________.
Duração:
Em média duas semanas.
Objetivos:
Ao final do projeto os alunos deverão ser capazes de:
Saber a história de sua vida;
•Conhecer a história e o significado de seu nome;
Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos;
•Estimular o raciocínio e a percepção visual;
•Desenvolver a imaginação e a criatividade;
Saber maior número de palavras e expressões antes desconhecidas ( Aumento enriquecimento do vocabulário );
•Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca a sua realidade;
•Formar próprios conceitos através de descobertas e experimentação

•  PLANO DIÁRIO

Em “rodinha” iniciar de maneira descontraída e atrativa uma dinâmica – O Professor  organiza um cantinho na sala, com um espelho grande onde as crianças possam de um em um ir olhar-se, o professor deve dizer que dentro dele tem o que existe de mais precioso, de mais importante, um verdadeiro tesouro.
Propõe, então, uma brincadeira onde cada um terá que olhar o que tem dentro do cantinho, ver qual é este tesouro e manter segredo – Um a um deve olhar e voltar ao lugar sem poder contar o que viu – Esta é a regra da brincadeira: Manter segredo. No momento em que a criança for olhar o tesouro verá refletida sua própria imagem.
A professora deve ficar atenta a cada reação individual ao deparar-se com a própria imagem. É fundamental criar um clima de muito interesse provocando sempre: Qual será este tesouro?
Após todos terem visto sua imagem refletida e terem tido as mais diferentes reações, cuidando sempre para que não falem enquanto todos não olharem, abrir então o debate, a conversa informal.
•O que vocês viram? Descobriram o tesouro?
Aproveitar cada resposta dos alunos, orientando-os quando necessário, mas propiciando que se expressem.
A conversa deve fluir até o ponto em que o professor perceber que os alunos perceberam que eles são o tesouro – cada um deles – por isso não poderiam contar o segredo – pois todos são único – Ninguém é igual a ninguém.
         Após a realização da Dinâmica do Tesouro, ainda em círculo, sentados de forma confortável, provocar os alunos para que observem seus próprios corpos e façam comparações: __ Quem é mais alto? Quem é mais baixo? Quem tem a mesma altura? __Quem tem cabelos loiros? Quem tem cabelos castanhos? Quem tem cabelos pretos? __ Quem é negro? Quem é moreno? Quem é branquinho? __ Quem tem olhos azuis? E castanhos? __ Quem é menino? Quem é menina?E assim propor que se agrupem de diferentes formas: Exemplo: __Vamos juntar todas as crianças que tem cabelo bem curtinho do lado esquerdo em pé e todas as crianças que tem cabelos compridos do lado direito sentado. __Vamos juntar os meninos de um lado e as meninas do outro. __ Agora vão pular só as crianças que tem olhos azuis ou verdes. Assim, o professor pode ir brincando, criando diferentes situações de acordo com a sua turma, sempre tendo como objetivo que façam comparações a partir das diferenças e semelhanças existentes no próprio corpo e no corpo dos amigos. Concluir a atividade quando não houver mais interesse da turma.

      Plano diário



Quem sou eu?
Meu nome é: ________________________________________ Tenho ____ anos. Nasci no dia ___/___/___
.Meu endereço
é: __________________________________________________  __________________________________________________ Meu telefone é: ______________.O nome da minha mãe é:________________________________ O nome do meu pai é: __________________________________ Na minha família também tem: _____________________ que eu gosto muito e cuida de mim.Minha altura:__________.Meu peso: ____________.Cor dos olhos: _________________.Cor dos cabelos:________________.
Meu auto-retrato:
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As crianças deverão ordenar as fichas, compondo os eu nome, e colocá-las em uma folha de ofício.
•A professora pede que contem quantas letras há na escrita do seu nome e propõe que colem a quantidade representativa em palitos de fósforos ou bolinhas de papel, na folha.
Desenho no bolo o número de velinhas correspondentes A SUA IDADE
Pinte as figuras com a cor correta:
Meus olhos: Meus cabelos:
Escreva o seu nome da forma em que você sabe: Quantas letras têm o seu nome? Conte e cole uma bolinha de papel crepom da sua cor preferida para cada letra:
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Importante:
Chegando nesta etapa o professor deverá iniciar um trabalho criando uma identidade entre a criança e a escrita de seu nome escolhidas por esse motivo que o trabalho com o  nome. Por exemplo: “Pus a primeira letra do nome de Camila. Onde ponho a segunda? Aqui ou aqui”? ( indicando à direita ou à esquerda da letra C ). Este tipo de desafio auxilia a criança na direcionalidade da escrita, deixando um pouco de lado as letras espelhadas tão comuns nas séries iniciais. atividades e brincadeiras que auxiliam o processo de construção da escrita do no
3 – Lista de Palavras:
Objetivo: Identificar em diferentes palavras a letra inicial do seu nome. Materiais: Tesoura, Revistas, Jornais,
 
 PLANO DIARIO
Objetivo: Conhecer a escrita do seu nome com diferentes formas gráficas. Material Necessário: Fichas do mesmo tamanho e formato e uma caixa de sapatos.Procedimentos: Montar na sala de aula um fichário com cartões que apresentem diferentes formas de escrita do nome próprio: Com letra de imprensa maiúscula, letra de imprensa minúscula, letra cursiva. Deixando claro à criança que existem diferentes maneiras para escrever o seu nome, mas todas querem dizer a mesma coisa.Combinar com a turma o momento e o modo como deverão utilizar as fichas. ( De acordo com o professor) – Pode ter em cada ficha uma foto 3x4 da criança.Sugestão de Atividades: Identificar o nome – Escrever o nome.
    
                                      PLANO DIARIO
Objetivo: Identificar em diferentes palavras a letra inicial do seu nome.Materiais: Tesoura, Revistas, Jornais, Folhetos, Cola, Folhas de ofício.Procedimentos:
Explorar com a classe a letra inicial do nome.
Listar outras palavras que também iniciem com aquela letra.
Propor que pesquisem em jornais, revistas e folhetos outras palavras que também iniciem com a letra do seu nome.

Recortar e colar as palavras em folhas de ofício.
O professor pode propor à turma que cada dia um traga de casa uma palavra que inicie com a letra do seu nome e em aula encontrem o significado. Este tipode atividade desperta no aluno um interesse maior pela pesquisa e aumento dovocabulário.
4 – Letras Móveis:
Objetivo: Conhecer as letras e escrever seu nome através de brincadeira.Material: Letras móveis que podem ser de madeira, EVA, papelão e etc...Procedimentos:
Deixar expostas na sala as letras para haver um contato maior por parte das criançascom o material.
Propor que, em diferentes momentos de aula, as crianças utilizem as letras para atentativa da escrita de seus nomes.Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome numa brincadeira.Observações:
Este material permite à criança fazer uma correspondência de letras, posição eordenação das mesmas.
Se as letras forem de papel ou papelão, seria interessante que as crianças ajudassemna confecção do próprio material, orientadas pelo professor.
5 – Bingo:
Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas paramarcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papelcolorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.Procedimento:
Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.
O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que ascrianças identifiquem-as. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso hajano seu nome. Assim que a cartela fôr preenchida o aluno deve gritar: BINGO!
Logo que terminarem o jogo, será proposto um relatório realizado individualmente,com a distribuição de fichinhas com as letras do nome ( Uma ficha para cada letra)entregues fora de ordem.

 
As crianças deverão ordenar as fichas, compondo os eu nome, e colocá-las em umafolha de ofício.
A professora pede que contem quantas letras há na escrita dos eu nome e propõe quecolem a quantidade representativa em palitos de fósforos ou bolinhas de papel, nafolha.Sugestão de Avaliação: Reconhecer em fichinhas as letras que fazem parte da escrita doseu nome.Observação: É interessante que se repita o jogo várias vezes no decorrer das atividadesantes de se propor o relatório.
6 – Dança da Cadeira:
Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos oscolegas.Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes ( uma para cada nome ) e cadeiras.Procedimentos:
O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem-as nas cadeiras.
Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar nacadeira onde consta a ficha com o seu nome.Sugestão de Avaliação: Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando ascadeiras de lugar.
7 – Corrida dos Balões:
Objetivo: Escrever seu nome.Materiais: Balões numerados, fichas com número de acordo com os balões e com nomese giz.Procedimentos:

Formar as crianças em duas filas.

Distribuir uma ficha com um número para cada criança.

Dado o sinal, uma de cada vez corre até os balões e estoura aquele que tiver o seunúmero. Dentro estará uma ficha escrito o seu nome.
A criança deverá ler altos eu nome e reproduzi-lo no chão utilizando o giz.
8 – Jogo dos Dados:
Objetivos:
Integrar-se ao grupo, sabendo esperar sua vez de jogar.
Reconhecer as letras do seu nome.
Ordenar as letras que compõem seu nome.
  Materiais:
Tabuleiros com quadrinhos necessários para a escrita do nome em branco.
Dados com as letras dos nomes dos componentes do grupo.
Fichinhas com as letras. Procedimentos:
Distribuir os alunos em pequenos grupos.
Combinar com os grupos que apenas uma criança por vez jogará um dado, identificando qual a letra sorteada. Se esta fizer parte dos eu nome, deverá pegar a fichinha correspondente e colocá-la no tabuleiro.Sugestões de Avaliação: Participar atentamente do jogo e identificar as letras do seu nome.
9 – Sapata ou Amarelinha:
Objetivo: Reconhecer as letras que compõem seu nome. Materiais: Pedrinhas e giz.Procedimentos:
Cada aluno irá traçar no pátio da escola sua amarelinha. Neste momento, uma amarelinha será diferente da outra, quando os nomes não possuírem a mesma quantidade de letras.
Utilizando a pedrinha marcarão a letra que não deverão pular.
O professor pode aproveitar a ocasião para questionar o aluno: Qual a letra que vem primeiro? E depois qual será?
 
                                     Segunda Semana de Projeto:
Preferências:

Através de uma conversa informal o professor deve pedir que cada aluno fale um pouco sobre seu dia-a-dia. É importante deixar que as crianças se expressem livremente contando casos vividos em casa, em passeios, com a família etc.
Num segundo momento oferecer uma folha em branco, revistas diversas, ilustrações diversas, e propor que façam uma montagem de recorte e colagem de tudo que encontrarem que parece com o seu dia-a-dia, com a sua vida, a sua realidade.
Realizado a trabalho o professor junta para também adicionar ao Álbum da Vida – colocando por escrito além do nome da criança qual foi a proposta da montagem de recorte e colagem.
Num outro dia, então, explorar as preferências de cada aluno: Brincadeira preferida, brinquedo preferido, comida preferida, lugar que mais gosta de estar, animal preferido, programa de TV preferido, artista preferido, música preferida, personagem de história infantil preferido, filme preferido, amigo que mais gosta esporte preferido, cor preferida etc.
É interessante registrar de forma sistematizada para também constar no Álbum da Vida – em anexo segue modelo de sistematização que poderá ser xerocada ou mimeografada.
A montagem de um painel com as preferências é uma idéia bem legal e que, também, certamente, agradará à todos. Use a sua imaginação e aproveitando idéia e os materiais que tem a disposição crie um lindo mural com o tema: As coisas que eu mais gosto ou as coisas que nós da turma tal mais gostamos ou Nossas Preferências.
No Álbum da Vida podem ser adicionadas: fotos das crianças em diferentes momentos: no banho, brincando, na escola, dormindo, comendo... Como, também, pode ser utilizada uma técnica artística de pintura, cola colorida ou outra para a capa, que deve ser de papel mais resistente – cartão no caso –com o título: Álbum  
Sugestões de trabalho com músicas no projeto:
Sugerimos que sejam ouvidas, cantadas e dançadas pela turma as músicas preferidas de cada um. Musicas de rotina:
Como: Hora da chegada, da merenda, do recreio, etc

• CAROS  PROFESSORES, NÃO DEIXEM DE LADO AS BRINCADEIRAS, POIS AS MESMAS CONTRIBUIEM PARA UM DESENVOLVIMENTO COMPLETO  DAS CRIANÇAS, PORTANTO FAZ-SE NCESSÁRIO TRAÇAR OBJETIVOS PARA QUE, ALEM DE BRINCAR A CRIANÇA POSSA ESTÁ CONSTRUINDO CONHECIMENTOS.
A seguir exemplo de Álbum da Vida – Onde as crianças expressarão suas preferências:
CONSRUA SUA ROTINA DIÁRIA DE FORMA QUE A MESMA COMTENPLE: A HORA DO CONTO, CALENDÁRIO, MÚSICAS, RODA DE CONVERSA, ETC...

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