sexta-feira, 16 de março de 2012

A importancia da formação continuada


4 FORMAÇÃ CONTINUADA DE PROFESSORES: Uma proposta inovadora.

Dentro do contexto educacional contemporâneo, a formação continuada é saída possível para a melhoria da qualidade do ensino, por isso o profissional consciente deve saber que sua formação não termina na Universidade. Formar (ou reformar) o formador para a modernidade através de uma formação continuada proporcionará ao mesmo independência profissional com autonomia para decidir sobre o seu trabalho e suas necessidades.
Esta proposta de formação continuada é nova o bastante para não dispor ainda de mais teorias nutrientes, provavelmente, ainda em gestação. Conforme FREIRE(1991, p.58): "Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática". Dessa forma, a formação permanente é uma conquista da maturidade, da consciência do ser.
 Quando a reflexão permear a prática, docente e de vida, a formação continuada será exigência para que o homem se mantenha vivo, energizado, atuante no seu espaço histórico, crescendo no saber e na responsabilidade. Para Brzezinski (1992, p.83):

A modernidade exige mudanças, adaptações, atualização e aperfeiçoamento. Quem não se atualiza fica para trás. A parceria, a globalização, a informática, toda a tecnologia moderna é um desafio a quem se formou há vinte ou trinta anos. A concepção moderna de educador exige uma sólida formação científica, técnica e política, viabilizadora de uma prática pedagógica crítica e consciente da necessidade de mudanças na sociedade brasileira

Ante o exposto percebe-se que, o educador precisa de uma formação sólida que lhe aponte caminhos a serem seguidos, no entanto os passos que serão dados ao longo desse caminho partirão da prática que o mesmo exercerá. Um bom educador será aquele que é o primeiro interessado na sua formação, tanto como educador e como cidadão inserido em uma sociedade que se apresenta em contínua mudança.
 Por isso, a formação continuada se apresenta como um forte fundamento para que essa realidade aconteça. Sobre este assunto, Esteves (1993, p.66) aponta algumas características que leva a compreensão do que será aderir a uma formação continuada.

Uma ruptura com o individualismo pedagógico, ou seja, em que o trabalho e a reflexão em equipe se tornam necessários; uma análise científica da prática, permitindo desenvolver, com uma formação de nível elevado, um estatuto profissional; um profissionalismo aberto, isto é, em que o acto de ensino é precedido de uma pesquisa de informações e de um diálogo entre os parceiros interessados.

O que se percebe é que o educador que sempre busca uma formação continuada exerce com clareza e objetividade seus conteúdos, amplia o seu campo de trabalho e, acaba por atingir suas competências e habilidades básicas no exercício de sua missão. O ensinar. Suas práticas irão refletir não só na teoria que aprendeu nos seus cursos de origem, mas, entre outras questões.
Nesse contexto é que a proposta a seguir foi elaborada. Pensando na melhoria da prática pedagógica do professor.
























Referências Bibliográficas

ALONSO, Myrtes. Uma tentativa de redefinição do trabalho docente. São Paulo: 1994 (mimeo).
BRZEZINSKI, Ria. Notas sobre o currículo na formação de professores: teoria e prática. UNB, 1994.
DEMO, Educação e Qualidade. Campinas, SP: Papirus, 1994.
FREIRE, Madalena. A Formação Permanente. In: Freire, Paulo: Trabalho, Comentário, Reflexão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.
MASETTO, Marcos Tarciso. Pós-Graduação e formação de Professores para o 3° Grau. São Paulo: 1994 (mimeo).
MELLO, Guiomar Namo de. Cidadania e competividade – desafios educacionais do terceiro milênio. São Paulo: Cortez, 1994.
NÓVOA, António. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
_______. Profissão Professor. Portugal: Porto Editora, 1991.
RODRIGUES, Angela & ESTEVES, Manuela. A análise das necessidades na formação de professores. Porto Editora, 1993.
SEABRA, Carlos. Uma Educação para uma nova era. In: Tecnologia e Sociedade. A revolução tecnológica e os novos paradigmas da Sociedade. Belo Horizonte: Oficina de Livros, 1994.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Para onde vai o Professor? Resgate do Professor como Sujeito de Transformação. São Paulo: Libertad, 1995. (Coleção Subsídios Pedagógicos do Libertad; v. l).


Nenhum comentário:

Postar um comentário