domingo, 11 de março de 2012

iais,e emocionais. Uma característica própria da Educação Musical é a “liberdade de criar e adaptar” mediante a qual as atividades se tornam atraentes aos olhos das crianças que buscam incansavelmente novidades, descobertas e vivências que lhes satisfaçam a curiosidade. Foi pensando assim, que optamos trabalhar com o projeto “aprendendo e brincando com a música” objetivando possibilitar a criança usar toda sua capacidade para aprendizagem de acordo com seu ritmo. Objetivos Promover a partir da música a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de expressar sensações ,sentimentos e pensamentos,ampliando assim seu conhecimento de mundo específicos: Motivar e integrar as crianças através da música; Brincar com a música,imitando,inventando e reproduzindo criações musicais; Estimular, através da música, a capacidade de execução das crianças,envolvendo os movimentos do corpo Editar a autoconfiança as crianças, através do fazer musical; Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas; Incentivar a partir da música, a reprodução textual. Plano DIÁRIO 12/03/2012 DESENVOLVIMENTO: Conversa informal sobre música. Pesquisa sobre as preferências musicais dos alunos Levar as crianças para o pátio executar o hino do município explicar que essa semana é dedicada ao aniversário de EQUADOR,mostrar o mapa do Brasil, do RN e em seguida mostrar onde está localizado a nossa cidade. Escrever uma das estrofes , EQUADOR MINHA TERRA QUERIDA FILHA DO CAMPO E DA MINERAÇÃO TEU SOLO RICO E FERTIL NOS DÁ VIDA PARA CRESCERMOS COM ESTADO E A NAÇÃO. Pinta a palavra Equador, fazer a estrofe numa folha grande destacando a palavra Colar nos cadernos das crianças a estrofe.trabalhar letras da palavra etc Plano diário 13/03/2012 Objetivo Desenvolvimento Levar a bandeira do município para sala, mostrar dizendo o que representa cada cor.Em seguida trabalhar as formas que aparecem na mesma, apresentar a palavra Bandeira e explorá-la:contagem de letras, letra inicial etc Pintura ou colagem da bandeira do município . construir com os alunos Minha bandeira pessoal Materiais: fichas de trabalho, lápis preto, lápis de cor e borracha. Orientar os alunos a se colocarem à vontade, espalhados pela sala de aula, acomodados.Cada um recebe uma olha para criar sua bandeira Plano diário 14/03/2012 dia dos animais OBJETIVO:Reconhecer os animais que existe em nossa cidade. Enfeitar uma caixa e dentro da mesma, colocar um animalzinho qualquer. Pedir que em circulo a caixa vá passado de mão em mão para ver quem consegue descobrir o que tem dentro.(pode ser de pelúcia). Ir dando pistas até que as crianças descubram o que é: Em seguida fazer a exploração do mesmo. Cor. Tamanho. Se é um ser vivo ou não vivo, número de patas. Como se locomove, falar dos cuidados q/ devemos ter com esses animais etc Se alguém tem em casa. FAZER UM TEXTO LISTA COM OS ANIMAIS QUE EXISTE EM NOSSA CIDADE. Se pode criar em casa ou na floresta. O nome desse animal etc a letra inicial, número de vogais ECT... Trabalhar a música ‘’A BICHARADA’’ Cantar PARABÉNS para os animais. Desenhar o animal de estimação e fazer um mural ‘MEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO ‘’ PLANO DIÁRIO 15/03/2012 DIA DA ESCOLA OBJETIVO: perceber que a escola está localizada na cidade de Equador DESENVOLVIMENTO: Fazer um passeio pela escola. Conhecer todos os funcionário , salas. Trabalhar a palavra ESCOLA . Quantas escolas tem em nossa cidade, Como é a sua escola? GRANDE/ PEQUENA/ NOVA/ LIMPA/ SUJA/ ANTIGA etc Como é que você chega a sua escola de pés, de carro etc... Atividade do bem-me-quer. Sociedade volume-4 páginas 52- PLANO DIÁRIO OBJETIVO: 19/03//2012 DESENVOLVIMENTO: Dar continuidade falando obre os seres vivos. Colocar a música OS SERES VIVOS bem-me-quer volume 3 pág-31-faixa 67 do CD. Após ouvir a música, trabalhar: De que fala a música? Para eles o que é ter um ambiente saudável? Perguntar como é que poluímos o ar? Explicar o que são os seres vivos. Atividade, fazer uma colagem coletiva com seres vivos. PLANO DIÁRIO 20/03/2012 OBJETIVO: DESENVOLVIMENTO: Trabalhar a música faixa do CD do bem-me-quer volume 3 pág 52 . Levar para sala seres que não tem vida como:brinquedos, papel, pedra etc...e explicar porque esses não tem vida. Trabalhar letras novas etc...Atividade. Pagina 54 mesmo livro. Plano diário 22/03/2012: dia mundial da água OBJETIVO: Desenvolvimento: Colocar as crianças em círculo, levar um violão para sala e mostrar para vendo se alguém sabe o que é para que serve, se já viu alguém tocar, onde pode ser usado etc. Em seguida dizer que vai ter uma história que vai falar de festa, de água e de animais. iniciar a aula falando do habitat dos animais tirando o conhecimentos prévios Dizer que a historia de hoje vai falar de animais, de violão de festa etc em seguida contar a historia da FESTA NO CÉU E explorá-la Por que o sapo quis cair na água e se ele tivesse caído em outro lugar. Qual o nome do tocador da festa. Com que letra se inicia.Quem são os personagens.Você achou certo o que o urubu fez com o sapo?Trabalhar a palavra que mais eles gostaram etc...Explorar a importância da água falar sobre o dia da água ...dos animais que moram na água.Fazer com a turma o quebra cabeça do sapo p.72 mesmo livro Pode fazer também uma colagem com animais aquáticos ou a água e sua utilidade. que vai falar de festa, de água e de animais.Preparar as crianças para ouvir a história, trabalhar os seguintes conteúdos:ANIMAIS AQUÁTICO ÁGUA E SUA UTILIDADE HABITAT ALTO/BAIXO LETRA S VOGAIS leve / pesado NOME DO AÇUDE QUE ABASTECE NOSSA CIDADE PLANO DIÁRIO 23/03/2012 Desenvolvimento Dramatização :procura-se a paz Organize uma roda para iniciar a aula e explique para os alunos a importância de ouvir :colocar uma música bem baixinha ,perguntar quem está ouvindo ,quem sabe qual é a música (a critério do professor). • Em seguida aumentar o volume da música e pedir que as crianças batam palmas no ritmo da música ,batam o pé ,dancem etc.Explicar que durante esse mês,nas aulas vai ter sempre música; • Fazer um desenho sobre a apresentação e a musica depende de nós. Obs: colocar na rotina músicas de acolhida (boa tarde, bom dia, hora da merenda, da saída etc. Desenvolvimento: • Dramatizar a música “o cravo brigou com a rosa”; • Fazer comentários da mesma; • Trabalhar a questão sobre brigar na escola/ na família; • Trabalhar a palavra ROSA; • Números de letras, cores, olfato; • Vogais etc; • Escrever a música no cartaz etc; • Colagem com vários tipos de flores. Plano Diário26/03/2012 Objetivo: Identificar as pessoas da família. Desenvolvimento: • Filme cachinhos de ouro; • Comentar sobre o mesmo; • Falar sobre as diferentes formas de família; • Propor as crianças que contem para os colegas como é o dia-a-dia de sua família, quais são seus hábitos em casa, se ajudam em alguma tarefa caseira, se há tarefas que só os adultos realizam, se existe algo que querem fazer, mas não podem porque é perigoso, se há regras que devem ser obedecidas, como guardar brinquedos, não ver TV o dia todo, etc. • Sugerir que comparem se há atividades comuns entre famílias. • Ressaltar a importância da colaboração entre todos os membros da família nas tarefas diárias. • Conhecer todos os membros de cada família pedindo que cada um fale um pouco sobre cada pessoa de sua família. • Fazer um desenho: Eu e minha família, ilustrando todos os membros dentro de casa. • Trabalhar a palavra FAMÍLIA; • Falar da importância de ter paz na família, valores como respeito, amor, harmonia, união, compreensão, liberdade; • Música “Oração da família”. Atividade pág. 27, volume 4, bem –me –quer Árvore genealógica. Plano Diário27/03/2012 Objetivo: Identificar os diferentes tipos de moradia A criança precisa conhecer sua casa, saber localizá-la na cidade e entender como ela funciona. Participar de sua organização, compreendendo que o desperdício e a não conservação implicam em gastos extras para sua família. Precisa entender que sendo a casa própria ou alugada sobre ela incidem tributos. Considerando os números da pobreza existente no país, será que todas as pessoas têm onde morar? Sensibilizar o educando para a existência de moradores de rua. Organizar um passeio no quarteirão da escola para as crianças observarem os diferentes tipos de moradia. Promover um debate entre os alunos, perguntando porque as moradias são tão diferentes umas das outras. Caminhar a discussão com cuidado, para não expor as crianças a constrangimento. Cada um falara de sua casa: Como é? Quantos quartos etc. Dividir a classe em grupos e sugerir a construção de diferentes tipo de moradia com material e sucata ou macinha de modelar caixa de remédio vazia. ). A CASA VINÍCIUS DE MORAIS ERA UMA CASA MUITO ENGRAÇADA NÃO TINHA TETO, NÃO TINHA NADA NINGUÉM PODIA ENTRAR NELA, NÃO PORQUE NA CASA NÃO TINHA CHÃO NINGUÉM PODIA DORMIR NA REDE PORQUE NA CASA NÃO TINHA PAREDE NINGUÉM PODIA FAZER PIPI PORQUE PENICO NÃO TINHA ALI MAS ERA FEITA COM MUITO ESMERO NA RUA DOS BOBOS, NÚMERO ZERO. - Compreender que a casa o espaço em que vive, situa se na cidade de Equador - Proporcionar aos alunos um melhor conhecimento da nossa cidade; - Evidenciar alguns pontos turísticos; - Desenvolver a imaginação e a criatividade;; Fazer com que os alunos reconheçam e valorizem sua cidade, seus atrativos e suaverdadeira história,.Conversa informal sobre a casa e sua função. Construção de painel de figuras sobre diferentes tipos de casas. Pesquisar e elaborar histórico sobre moradias do homem. Desenho da casa onde mora. Lista de cômodos e divisões da casa.Estudo sobre organização e higiene da casa (forma de evitar doenças). Localização de sua casa no mapa da cidade. Nome da rua que mora, numero da casa Iniciar a aula, fazendo um passeio pelos arredores da escola de ônibus para mostrar a nossa cidade como também os pontos mais importantes. Após o passeio, fazer comentários sobre o mesmo, em seguida falar do aniversario da nossa cidade, mostrar que é o nosso município, dizer o nome do prefeito, etc. Fazer o desenho de nossa cidade. Falar do aniversário da mesma e qual a sua idade 49 anos Trabalhar a palavra casa números d e letras, letra inicial, final,etc PLANO DIÁRIO28/03/2012 Objetivo: Conhecer os hábitos e características de animais que podem ser criados em casa Conhecimento prévio: Diferenciar os animais domésticos dos selvagens. Atividade motivacional: Apresentar algumas imagens de animais domésticos, como cachorros, gatos, peixes, coelhos, passarinhos, chinchilas, entre outros. Encaminhamento metodológico: Iniciar com uma roda de conversa para que os alunos contem se têm bichinhos em casa, como ele é, qual o nome, características, o que gosta de fazer, etc. É importante intervir, se algum aluno não tiver nenhum animal em casa, deixando ele a vontade para dizer se gostaria de ter, qual animal gosta mais, se algum dia já teve e se alguém na família tem. você tem algum animal em sua casa? qual o nome? que tipo de animal? se não possui, qual gostaria de ter ou o nome de algum animal que sua família ou amigos possu descreva o seu animal ou aquele que gostaria de ter ou o que sua família ou vizinho possui.o que você mais gosta ou gostaria de fazer com esse animalzinho: desenhe o animal que você descreveu.

PROJETO: APRENDENDO E BRINCANDO COM A MÚSICA


Justificativa
  A Educação Musical é importante mediador do desenvolvimento da criança nas suas habilidades físicas,mentais,verbais,sociais,e emocionais.
  Uma característica própria da Educação Musical é a “liberdade de criar e adaptar” mediante a qual as atividades se tornam atraentes aos olhos das crianças que buscam incansavelmente novidades, descobertas e vivências que lhes satisfaçam a curiosidade.
Foi pensando assim, que optamos trabalhar com o projeto “aprendendo e brincando com a música” objetivando possibilitar a criança usar toda sua capacidade para aprendizagem de acordo com seu ritmo.

Objetivos
   Promover a partir da música a integração das crianças, dando-lhes oportunidades de  expressar sensações ,sentimentos e pensamentos,ampliando assim seu conhecimento de mundo específicos:
Motivar e integrar as crianças através da música;
Brincar com a música,imitando,inventando e reproduzindo criações musicais;
Estimular, através da música, a capacidade de execução das crianças,envolvendo os movimentos do corpo
Editar a autoconfiança as crianças, através do fazer musical;
Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas;
Incentivar a partir da música, a reprodução textual.

Plano DIÁRIO 12/03/2012
DESENVOLVIMENTO:

            Conversa informal sobre  música.
Pesquisa sobre as preferências musicais dos alunos
Levar as crianças para o pátio executar o hino  do município  explicar   que essa semana é dedicada ao aniversário de EQUADOR,mostrar o mapa do Brasil, do  RN e em seguida  mostrar onde está localizado a nossa cidade.
Escrever uma das estrofes ,
EQUADOR MINHA TERRA QUERIDA
FILHA DO CAMPO E DA MINERAÇÃO
TEU SOLO RICO E FERTIL
NOS DÁ VIDA PARA CRESCERMOS
 COM ESTADO E A NAÇÃO.
Pinta a palavra  Equador, fazer a estrofe numa folha grande destacando a palavra
Colar nos cadernos das crianças a estrofe.trabalhar letras da palavra etc

   Plano diário 13/03/2012
Objetivo 
Desenvolvimento
 Levar a bandeira do município para sala, mostrar dizendo o que representa cada cor.Em seguida trabalhar as formas que aparecem na mesma, apresentar a palavra Bandeira e explorá-la:contagem de letras, letra inicial etc Pintura ou colagem  da bandeira do município .  construir com os alunos  Minha bandeira pessoal
Materiais: fichas de trabalho, lápis preto,
lápis de cor e borracha.
 Orientar os alunos a se colocarem à vontade, espalhados
pela sala de aula, acomodados.Cada um recebe uma  olha para  criar sua bandeira  
                                Plano diário 14/03/2012 dia dos animais
OBJETIVO:Reconhecer os animais que existe em nossa cidade.
Enfeitar uma caixa e dentro da mesma, colocar um animalzinho qualquer.
Pedir que em circulo a caixa vá passado de mão em mão para ver quem consegue descobrir o que tem dentro.(pode ser de pelúcia).
Ir dando pistas até que as crianças descubram o que é:
Em seguida fazer a exploração do mesmo.
Cor.
Tamanho.
Se é um ser vivo ou não vivo, número de patas.
Como se locomove, falar dos cuidados q/ devemos ter com esses animais  etc
Se alguém tem em casa. FAZER UM TEXTO LISTA COM OS ANIMAIS QUE EXISTE EM NOSSA CIDADE.
Se pode criar em casa ou na floresta.
O nome desse animal etc a letra inicial, número de vogais ECT...
Trabalhar a música ‘’A BICHARADA’’
Cantar PARABÉNS para os animais.
Desenhar o animal de estimação e fazer um mural ‘MEU ANIMAL DE  ESTIMAÇÃO ‘’
                     PLANO DIÁRIO
 15/03/2012   DIA DA ESCOLA
OBJETIVO: perceber que a escola está localizada na cidade de Equador
  DESENVOLVIMENTO:
Fazer um passeio pela escola.
Conhecer todos os funcionário , salas.
Trabalhar a palavra ESCOLA .
Quantas escolas tem em nossa cidade,
Como é a sua escola? GRANDE/ PEQUENA/ NOVA/ LIMPA/ SUJA/ ANTIGA etc
Como é que você chega a sua escola de pés, de carro etc...
Atividade do bem-me-quer. Sociedade volume-4 páginas 52-
                                   PLANO DIÁRIO
OBJETIVO:                                                              19/03//2012  
   DESENVOLVIMENTO:
 Dar continuidade falando obre os seres vivos.
Colocar a música OS SERES VIVOS bem-me-quer volume 3 pág-31-faixa 67 do CD.
Após ouvir a música, trabalhar:
De que fala a música?
Para eles o que é ter um ambiente saudável?
Perguntar como é que poluímos o ar?
Explicar o que são os seres vivos.
Atividade, fazer uma colagem coletiva com seres vivos.

               PLANO DIÁRIO 20/03/2012
OBJETIVO:
DESENVOLVIMENTO:
Trabalhar a música faixa do CD do bem-me-quer volume 3 pág 52 .
Levar para sala  seres que não tem vida como:brinquedos, papel, pedra etc...e explicar porque esses não tem vida.
Trabalhar letras novas etc...Atividade. Pagina 54 mesmo livro.
                       Plano diário 22/03/2012: dia mundial da água
OBJETIVO:
Desenvolvimento:
Colocar as crianças em círculo, levar um violão para sala e mostrar para vendo se alguém sabe o que é para que serve, se já viu alguém tocar, onde pode ser usado etc. Em seguida dizer que vai ter uma história que vai falar de festa, de água e de animais. iniciar a aula falando do habitat dos animais tirando o conhecimentos prévios
Dizer que a historia de hoje vai falar de animais, de violão de festa etc em seguida contar a historia da FESTA NO CÉU E explorá-la Por que o sapo quis cair na água e se ele tivesse caído em outro lugar. Qual o nome do tocador da festa. Com que letra se inicia.Quem são os personagens.Você achou certo o que o urubu fez com o sapo?Trabalhar a palavra que mais eles gostaram etc...Explorar a importância da água falar sobre o dia da água ...dos animais  que moram na água.Fazer com a turma o quebra cabeça do sapo p.72 mesmo livro Pode fazer também uma colagem com animais aquáticos ou a água e sua utilidade. que vai falar de festa, de água e de animais.Preparar as crianças para ouvir a história, trabalhar os  seguintes conteúdos:ANIMAIS  AQUÁTICO ÁGUA E SUA UTILIDADE HABITAT    ALTO/BAIXO  LETRA S VOGAIS leve / pesado
NOME DO AÇUDE QUE ABASTECE NOSSA CIDADE











 

PLANO DIÁRIO 23/03/2012
Desenvolvimento


Dramatização :procura-se a paz
     Organize uma roda para iniciar a aula  e explique para os alunos  a importância de ouvir :colocar uma música bem baixinha ,perguntar quem está ouvindo ,quem sabe qual é a música (a critério do professor).
  • Em seguida aumentar o volume da música e pedir  que as crianças batam palmas no ritmo da música ,batam o  pé ,dancem etc.Explicar que durante esse mês,nas aulas vai ter sempre música;
  • Fazer um desenho sobre  a apresentação e a musica depende de nós.
Obs: colocar na rotina músicas de acolhida (boa tarde, bom dia, hora da merenda, da saída etc.
Desenvolvimento:
  • Dramatizar a música “o cravo brigou com a rosa”;
  • Fazer comentários da mesma;
  • Trabalhar a questão sobre brigar na escola/ na família;
  • Trabalhar a palavra ROSA;
  • Números de letras, cores, olfato;
  • Vogais etc;
  • Escrever a música no cartaz etc;
  • Colagem com vários tipos de flores.



Plano Diário26/03/2012

Objetivo: Identificar as pessoas da família.

Desenvolvimento:
  • Filme cachinhos de ouro;
  • Comentar sobre o mesmo;
  • Falar sobre as diferentes formas de família;
  • Propor as crianças que contem para os colegas como é o dia-a-dia de sua família, quais são seus hábitos em casa, se ajudam em alguma tarefa caseira, se há tarefas que só os adultos realizam, se existe algo que querem fazer, mas não podem porque é perigoso, se há regras que devem ser obedecidas, como guardar brinquedos, não ver TV o dia todo, etc.
  • Sugerir que comparem se há atividades comuns entre famílias.
  • Ressaltar a importância da colaboração entre todos os membros da família nas tarefas diárias.
  • Conhecer todos os membros de cada família pedindo que cada um fale um pouco sobre cada pessoa de sua família.
  • Fazer um desenho: Eu e minha família, ilustrando todos os membros dentro de casa.
  • Trabalhar a palavra FAMÍLIA;
  • Falar da importância de ter paz na família, valores como respeito, amor, harmonia, união, compreensão, liberdade;
  • Música “Oração da família”. Atividade pág. 27, volume 4, bem –me –quer
Árvore genealógica.

Plano Diário27/03/2012
Objetivo: Identificar os diferentes tipos de moradia



A criança precisa conhecer sua casa, saber localizá-la na cidade e entender como ela funciona. Participar de sua organização,
compreendendo que o desperdício e a não conservação implicam em gastos extras para sua família.
Precisa entender que sendo a casa própria ou alugada sobre ela incidem tributos.
Considerando os números da pobreza existente
no país, será que todas as pessoas têm onde
morar?
Sensibilizar o educando para a existência de
moradores de rua.
Organizar um passeio no quarteirão da escola para as crianças observarem os diferentes tipos de moradia.
Promover um debate entre os alunos, perguntando porque as moradias são tão diferentes umas das outras. Caminhar a discussão com cuidado, para não expor as crianças a constrangimento. Cada um falara de sua casa: Como é? Quantos quartos etc.
Dividir a classe em grupos e sugerir a construção de diferentes tipo de moradia com material e sucata ou macinha de modelar caixa de remédio vazia.
).

                    A CASA
       VINÍCIUS DE MORAIS
ERA UMA CASA MUITO ENGRAÇADA
NÃO TINHA TETO, NÃO TINHA NADA
NINGUÉM PODIA ENTRAR NELA, NÃO
PORQUE NA CASA NÃO TINHA CHÃO
NINGUÉM PODIA DORMIR NA REDE
PORQUE NA CASA NÃO TINHA PAREDE
NINGUÉM PODIA FAZER PIPI
PORQUE PENICO NÃO TINHA ALI
MAS ERA FEITA COM MUITO ESMERO
NA RUA DOS BOBOS, NÚMERO ZERO.

  - Compreender que  a casa  o espaço em que vive, situa se  na cidade de Equador

- Proporcionar aos alunos um melhor conhecimento da nossa cidade;
- Evidenciar alguns pontos turísticos;
- Desenvolver a imaginação e a criatividade;;
 Fazer com que os alunos reconheçam e valorizem sua cidade, seus atrativos e suaverdadeira história,.Conversa informal sobre a casa e sua função.
Construção de painel de figuras sobre diferentes tipos de casas.
Pesquisar e elaborar histórico sobre moradias do homem.
Desenho da casa onde mora.
Lista de cômodos e divisões da casa.Estudo sobre organização e higiene da casa (forma de evitar doenças).
Localização de sua casa no mapa da cidade.
Nome da rua que mora, numero da  casa
Iniciar a aula, fazendo um passeio pelos arredores da escola  de ônibus para mostrar  a nossa cidade como também os pontos mais importantes.
Após o passeio, fazer comentários sobre o mesmo, em seguida falar do aniversario da nossa cidade, mostrar que é o nosso município, dizer o nome do prefeito, etc.
 Fazer o desenho de nossa cidade. Falar do aniversário da mesma e qual a sua idade 49 anos
Trabalhar a   palavra casa números d e letras, letra inicial, final,etc
PLANO DIÁRIO28/03/2012
Objetivo: Conhecer os hábitos e características de animais  que podem ser criados em casa
Conhecimento prévio:
Diferenciar os animais domésticos dos selvagens.
Atividade motivacional:
Apresentar algumas imagens de animais domésticos, como cachorros, gatos, peixes, coelhos, passarinhos, chinchilas, entre outros.
 Encaminhamento metodológico:
Iniciar com uma roda de conversa para que os alunos contem se têm bichinhos em casa, como ele é, qual o nome, características, o que gosta de fazer, etc. É importante intervir, se algum aluno não tiver nenhum animal em casa, deixando ele a vontade para dizer se gostaria de ter, qual animal gosta mais, se algum dia já teve e se alguém na família tem.
você tem algum animal em sua casa? qual o nome? que tipo de animal?
se não possui,   qual gostaria de ter ou o nome de algum animal que sua família ou amigos possu descreva o seu animal ou aquele que gostaria de ter ou o que sua família ou vizinho possui.o que você mais gosta ou gostaria de fazer com esse animalzinho:
desenhe o animal que você descreveu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário